O departamento de engenharia civil da ACRIBIA é responsável não só pelos projetos de redes hidráulicas (águas e esgotos) e pelos projetos de gás, como também por outros projetos de grande impacto ao nível das soluções arquitetónicas tal como o são os projetos de comportamento acústico e resíduos sólidos urbanos. Executando também outros projetos fundamentais para a garantia de melhores processos construtivos, destacando-se neste campo os planos de segurança e saúde e os Planos de Prevenção e Gestão de Resíduos de Construção e Demolição.
A água é um recurso indispensável à grande maioria das atividades e com influência decisiva na qualidade de vida das populações, constituindo um recurso limitado e ao mesmo tempo indispensável e essencial. Contudo as disponibilidades não são iguais, quer do ponto de vista da quantidade, quer da qualidade. Nem toda esta procura de água é efetivamente aproveitada, na medida em que há uma parcela importante associada à ineficiência de uso e a perdas. A progressiva consciência sobre a sustentabilidade está a introduzir novas formas de projetar os edifícios e as cidades, voltando a aproveitar as águas das chuvas, não para os mesmos fins da antiguidade, consumo humano, mas para usos que dispensem a utilização de água potável, que tão caro nos custa a tornar própria para consumo. Nesta ótica também a reutilização das águas de lavagem e mesmo de efluentes domésticos ganham cada vez mais preponderância. Tendo por base estas preocupações a ACRIBIA conta nos seus quadros com uma equipa qualificada de profissionais, com vasta experiência na elaboração de projetos na área da Hidráulica desde a sua captação, passando pelo tratamento e distribuição até chegar ao seu consumidor final, assim como ao nível da drenagem dos caudais efluentes, do seu tratamento e posterior reutilização ou encaminhamento para o meio natural.
Apesar de pertencer à família dos chamados combustíveis fósseis, o seu custo quando comparado com outras fontes de energia faz com que continue a ser uma das fontes de energia mais utilizada tanto ao nível industrial como doméstico. No entanto, a sua elevada inflamabilidade e toxicidade exige a elaboração de rigorosos estudos destinados a garantir as condições ideais de funcionamento. Para esse efeito a ACRIBIA conta nos seus quadros com profissionais com formação específica e com longa experiência na elaboração de projetos de média e baixa pressão para os mais variados ramos de atividade.
O Estudo Acústico resulta numa significativa melhoria na Qualidade e Conforto Acústico dos Edifícios, acompanhado pelo cumprimento da legislação em vigor. A adequabilidade e rigor na definição de soluções, a compatibilização e interligação com as restantes Especialidades e a promoção da harmonia com a Arquitetura são a contribuição do Estudo Acústico, para privilegiar a qualidade final da obra. O crescimento constante do leque de soluções e materiais a adotar e a resposta à diversidade de solicitações e exigências dos edifícios refletem a experiência da ACRIBIA nesta área, favorecendo o crescimento do Saber e o acompanhamento de novas técnicas e materiais a aplicar.